segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ZPE de Campos aprovado



A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou, nesta quarta-feira (02), por unanimidade o Projeto de Lei do deputado Geraldo Pudim que transforma Campos em Zona de Processamento e Exportação - ZPE. De acordo com o parlamentar, o perfil sócio-econômico no Norte Fluminense está em vias de ser substancialmente transformado pela implantação do Terminal Marítimo de Barra do Furado, em Quissamã e do Porto do Açu, São João da Barra, além do aeroporto do Farol, também em Campos.



O Terminal Marítimo de Barra do Furado envolve a construção de estaleiro e do porto off shore em Campos. Já o Porto do Açu terá como principal atividade a recepção de polpa de minério de ferro, filtragem e estocagem em pilhas para posterior recuperação e embarque em navios.



Quanto ao aeroporto do Farol terá capacidade para receber 40 helicópteros, três aeronaves asa fixa de maior porte com previsão de transporte de 750 mil passageiros/ano de classe B e 1 milhão de passageiros/ano de classe D. O novo aeroporto deverá ser um dos dois maiores privados do mundo.



Aliados, esses empreendimentos habilitarão o transporte de cargas por via marítima e aéreas. Também a malha ferroviária deverá ser potencializada com a conexão São João da Barra/Campos a ser construída pelos empreendedores do Porto do Açu. “Campos está privilegiadamente situado entre esses dois municípios, além de contar com a BR 101 que liga o Brasil de Norte a Sul. Exatamente por essas razões entendo que Campos tem potencial para que se instale uma ZPE.", observou Pudim.



Assim como ele, o relator do projeto, deputado Leandro Sampaio - PPS/RJ, entendeu que "Campos de Goytacazes detém as condições  necessárias para sediar, com sucesso, um distrito industrial incentivado " .

Nenhum comentário:

Postar um comentário