segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ponte SFI a SJB sairá dos pilares


 O deputado federal Geraldo Pudim fechou um apoio da bancada fluminense para conseguir o recurso destinado à conclusão da obra da ponte João Figueiredo sobre o Rio Paraíba do Sul, ligando os municípios de São Francisco de Itabapoana a São João da Barra. O valor da emenda é de R$ 78 milhões, mas poderá chegar a R$ 100 milhões. A construção da ponte foi paralisada no início da década de 80, ficou apenas nos pilares.

      Na semana passada, o deputado foi recebido em audiência pelo Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para também tratar do assunto. Agora, Nascimento vai ao Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff e ao presidente Lula com objetivo de transformar a emenda em verba do PAC, evitando o contingenciamento. A emenda já deverá ser incluída no orçamento 2010 da União, segundo previsão do parlamentar.

      “É uma obra fundamental para a região, não somente para os dois municípios, e principalmente agora com o porto do Açu. Também será importante para o escoamento da safra agrícola e desenvolvimento do turismo. Agradeço aos colegas que me ajudaram”, diz Pudim. Além dele, também assinaram o documento mais três deputados federais: Silvio Lopes (PSDB), Bernardo Ariston (PMDB) e Nilton Moulim (PR).

      Em 2007, a estrutura da ponte foi considerada viável por uma empresa de engenharia. A afirmação dele foi durante uma audiência pública realizada em São João da Barra para debater a obra. Segundo ele, existem algumas deteriorações, porém, superficiais. Na época, o representante da empresa visitou a área de barco, bateu fotos e se mostrou impressionado com o tamanho da estrutura que classificou como viável.

      "Não fazia idéia do tamanho da estrutura que me impressionou. A infraestrutura está toda pronta. As estacas são profundas e muito bem concebidas, as deteriorações são muito superficiais. A estrutura é viável", analisou a empresa. De acordo com estudo técnico, a ponte tem 19 metros de vão, extensão de 822 metros com duas pistas largas e acostamentos e 14 metros de altura. "E é uma obra muito confortável", acrescenta ele. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário